A FNS foi constituída no início de 1996, em resultado de um movimento de diversas associações representativas de prestadores de cuidados de saúde, que, nos anos precedentes, vinham cimentando uma política de aproximação, através do debate conjunto das principais questões que se colocam ao sector da Saúde.

A FNS tem como objecto estatutário a defesa e promoção dos interesses das associações federadas e restantes associados, no âmbito da prestação de cuidados de saúde por parte de entidades privadas e contribuir para a definição de uma política de Saúde.

A FNS representa, através das associações suas filiadas, um universo de cerca de 1.000 prestadores de cuidados de saúde.

A FNS tem promovido diversos fóruns de debate das principais questões que se colocam ao sector de actividade que representa e ao sector da Saúde, em geral, nos quais têm participado os diversos agentes do sector, desde governantes, representantes dos partidos políticos, profissionais de saúde, gestores, académicos e personalidades ligados aos sectores público, privado e de vocação social.