Quem somos

A Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde (FNS) foi constituída no início de 1996, em resultado de um movimento de diversas associações representativas de prestadores de cuidados de saúde, que, nos anos precedentes, vinham cimentando uma política de aproximação, através do debate conjunto das principais questões que se colocam ao sector da Saúde.

No âmbito da prestação de cuidados de saúde por parte de entidades privadas, a Federação tem como objetivos defender e promover os interesses das suas associações federadas e contribuir para a definição de uma política de saúde.

Para a prossecução destes objetivos genéricos, são atribuições da FNS:

A FNS representa, através das associações suas filiadas, um universo de cerca de 1.000 prestadores de cuidados de saúde.

Nos últimos anos, tem promovido diversos fóruns de debate das principais questões que se colocam ao sector de atividade que representa e ao sector da Saúde, em geral, nos quais têm participado os diversos agentes do sector, desde governantes, representantes dos partidos políticos, profissionais de saúde, gestores, académicos e personalidades ligados aos sectores público, privado e de vocação social.

O sector de atividade representado pela FNS – prestação de cuidados de saúde por parte de entidades privadas – ocupa um papel fundamental na Saúde, em Portugal, em especial, no âmbito das convenções celebradas com o Serviço Nacional de Saúde e com os subsistemas (ADSE e outros).